VAMOS FALAR DE OUTRA PANDEMIA?


Muito antes de tudo que estamos vendo hoje acontecer, a OMS já classificava o ESTRESSE CRÔNICO como a epidemia do século XXI, rumando para uma pandemia, com o ápice previsto para 2030. Isso inclui o esgotamento profissional, conhecido como Burnout, uma síndrome resultante de estresse crônico no trabalho.


Em resumo: tensão e nervosismo além da conta fazem o cortisol decolar. Quando esse hormônio se mantém alto por um longo tempo o resultado é tóxico.


Já vivíamos em níveis de estresse no trabalho e em cidades assoladas por trânsito, filas, violência, individualismo e sobrecarga de informações, mas a COVID nos colocou em um lugar de incerteza sem prazo, o que gera o processo de estresse várias vezes ao dia, potencializado pelo isolamento e a sensação de não ter recursos para lidar com situações tão novas e inesperadas.


O que será dessa combinação de pandemias?


Parece que teremos que reunir nossos recursos e juntar nossos caquinhos para reconstruir nossa sociedade, nossa economia, nossas instituições e organizações e que não haverá tempo de recarregar as energias para tal...teremos que reconstruir rápido!

O momento de cuidar dos líderes, das equipes e colaboradores não é quando tudo passar; afinal, seguimos sem prognóstico definido. O momento é AGORA. Se investirmos nas pessoas e em construir novos recursos para atravessarmos a crise criaremos Resiliência e iniciaremos um novo ciclo ainda mais fortes.


Resiliência, falando de seres humanos, é a capacidade de uma pessoa lidar com problemas, adaptar-se a situações novas ou resistir à pressão de situações adversas. É a capacidade de lidar com mudanças bruscas e depois retomar seu centro. Mas como tudo isso é da ordem do emocional, se não temos esse repertório, é improvável que sejamos capazes de atuar com resiliência. Então, que tal adquiri-la?


Criar resiliência passa por sermos capazes de lidar com as emoções, o que, por sua vez, exige que saibamos identificar nossas emoções. E quem de nós aprendeu isso no padrão de educação que recebemos, seja das escolas, seja de nossa família?


Mas podemos aprender! Sempre há uma porta para esse aprendizado, se você quiser. Meu desejo é que, em sua caminhada, você possa trilhar o caminho de um autoconhecimento que lhe permita encontrar dentro de si a serenidade de quem aprende a conhecer suas emoções, a acolhê-las, a dar a mão ao que vive agora e a construir o futuro que deseja!


LAURA MAGALHÃES

3 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Maps

© 2020 por SHI

Quer informações sobre compras e devoluções? Clique aquiConheça a nossa política de privacidade


SHI Coaching, Gestão e Desenvolvimento LTDA
CNPJ: 20.387.211/0001-36 

Ed. Le Quartier Hotel & Bureau

SHN Qd 1 Conj 1 Sala 1414

Asa Norte - Brasília/DF - 70701-000


Fale Conosco:

contato@sistemahumanointegral.com

+55 61 3255.1248

+55 61 98126.3851